Nas últimas semanas recebi muitas perguntas a respeito das pedras Hijau e Hitam. Então para responder a todos essa semana vamos falar um pouco delas.
As pedras Hijau e Hitam são rochas constituídas de sedimentação de materiais vulcânicos submetidos a altas temperaturas sob a terra. Possuem em sua composição cristais de dimensão microscópica. São as chamadas rochas metamórficas tais como a ardósia, o mármore e o quartzito.
São pedras originárias da Indonésia, a Hijau é uma pedra de coloração esverdeada constituída de minerais que além de absorver a água e produzir um tom vibrante, proporcionando a aparência do fundo de mar, também atuam no processo de purificação da água.
A Hitam é uma pedra de coloração cinza e preta muito comum nos templos budistas indonésios onde é conhecida como “Batu Candi”. Essa pedra é ideal para projetos com pegada mais sofisticada e minimalista.
Ambas podem ser usadas em áreas internas e externas, em pisos e paredes, são antiderrapantes, atérmicas, de elevada resistência á umidade, á abrasão e á corrosão, o que as tornam ideais para serem usadas em piscinas, espelhos d’água e áreas molhadas em geral.
Foto: Pedras Inteligentes
As pedras Hitam e Hijau não desbotam ao longo do tempo, pois são resistentes aos raios UVA e UVB do sol.
São de fácil instalação. Necessitam de pouco rejunte o que garante um revestimento de grande uniformidade. Quando aplicada em piscinas aconselha-se o uso de argamassa ACIII para dar flexibilidade ao processo de dilatação, resistência á intempéries e ás exigências mecânicas de áreas submersas. Outro ponto importante é investir na colagem dupla, ou seja, aplicar a argamassa no tanque e na peça.
Foto: Multipix - Pedra Hijau
O rejunte utilizado no assentamento suga todo o cálcio fazendo com que este perca as suas características de fixação o que impacta diretamente sobre a colagem das pedras além de dar origem a manchas esbranquiçadas em sua superfície.
As pedras podem ser encontradas nas seguintes dimensões:
Foto: Palimanan
Arquitetura: Studio Alencar Arquitetura
Hitam
10x10, com espessura de 1,0cm.
20x 20, 20x40, com espessura de 1,5cm.
30x30 e 40x40, com espessura de 1,7cm.
Hijau:
Lisas - 10x10, 20x 20, 7x25
Brutas: 10x10 e 20x20
Espessura: 2,0cm
Como em qualquer outra situação, sabão neutro é a melhor pedida!
Por ser um material de acabamento importado as pedras Hitam e Hiaju são bem mais caras que muitos outros bons revestimentos nacionais.
Foto: Terratile
Arquitetura: Angélica - Pedra Hitam
Arquitetura: Angélica - Pedra Hitam
Outra coisa importante a ardósia, embora seja um material de acabamento muito versátil, não substitui as pedras Hitam e Hijau para uso em áreas de piscina ou para revestir churrasqueiras, pois a ardósia não é atérmica, ela esquenta quando sob o sol ou fonte de calor.
Além disso, as ardósias polidas são escorregadias, deixando a desejar no quesito antiderrapância.
Eu particularmente não usaria.
Foto: Palimanan - Pedra Hitam
E você? Já fez uso desse material em sua casa?
Tem vontade de usar? Tem mais dúvidas?
Conta pra gente!
Essas postagens também podem ser interessantes para você:
Piscina com cara de praia
Piso cimenticio - Durável, resistente e versátil
Se quiser ser o primeiro a receber as postagens que a gente publica, cadastre o seu e-mail no botão “Acompanhe”.
Fonte:
Casa Abril
Pedras Inteligentes
Palimanan
Ekobatu
Boa tarde. Colocarei as pedras hitau na fachada da minha casa. Por serem porosas e a casa ficar ao lado de uma fazenda, num condomínio com muitas construções estou preocupada delas encardirem com o tempo. É aconselhável nesse caso passar alguma resina?
ResponderExcluir