O piso epóxi autonivelante é mais um exemplo das alternativas de piso monolítico (uma única peça, sem juntas) juntamente com o cimento queimado, o granilite e a manta vinílica.
Foto: Quintela Torres
Atenção, é preciso esclarecer que o piso epóxi autonivelante não é a pintura epóxi, existem diferenças de espessura e em consequência diferença no índice de resistência e durabilidade.
Seu uso em residências não é muito comum por aqui, mas é uma excelente alternativa de revestimento para locais com grandes dimensões que exigem alto índice de resistência química, mecânica e também em situações que o piso não pode ser inflamável ou exija fácil assepsia como hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas e alimentares, e também, autopeças, oficinas mecânicas, concessionárias ou agências de veículos.
Foto: Delta Pisos
É um piso de aplicação simples podendo revestir desde pisos de concreto até pisos de cerâmica ou madeira. Como a própria denominação se autonivela a qualquer substrato, mesmo os mais irregulares, criando uma camada lisa, brilhante e durável.
A aplicação do piso epóxi autonivelante é simples, mas aconselha-se a contratação de mão de obra especializada por causa de alguns equipamentos de maior porte que são necessários para fazer a mistura do material. O piso precisa ser limpo e selado antes da aplicação para garantir uma melhor ancoragem e também para acabar com os pontos de porosidade da base.
Foto: Pavitek
O aplicador do piso epóxi autonivelante utiliza um rodo dentado, um sapato-prego e um rolo fura-bolha. A espessura vai variar de acordo com a base em que estiver sendo aplicada, sendo a espessura mínima de 1mm e a máxima até 5mm.
Pode ser aplicado tanto em áreas externas como internas, assim como secas ou molhadas com algumas ressalvas. Quando aplicado em áreas externas ou áreas molhadas deve ser aplicado acrescentando á tinta algum tipo de agregado para criar certa rugosidade á superfície porque em áreas assim o piso epóxi autonivelante fica perigosamente escorregadio.
Foto: Polipiso BH
Uma vantagem do piso epóxi autonivelante é a possibilidade de criar diferentes cores e composições, misturando corantes e fazendo desenhos ou até mesmo colocando objetos na parte de baixo e cobrindo com uma camada transparente do material.
Foto: Setti Design
Para limpar esse tipo de piso é usar sabão neutro e água, embora bastante resistente, os materiais de limpeza com muitos produtos químicos devem ser evitados.
A maior desvantagem desse material é que são poucas as empresas que fornecem serviço para áreas menores. Deste modo, em projetos residenciais ele acaba perdendo espaço, principalmente para o cimento queimado, além disso, seu preço é mais alto.
Foto: Marina Acayaba - Mulher Uol
Arquitetura: Super Limão Studio - SP
Se a intenção é criar um piso totalmente personalizado e a área tiver dimensões que valha a pena contratar uma empresa especializada, vá e se aventure, pois com certeza terá um piso resistente, durável, bonito, de fácil limpeza e nenhuma manutenção.
O vídeo abaixo mostra como se faz a aplicação do piso epóxi autonivelante personalizado.
O que achou desse piso? Conta pra gente!
Leia também sobre outros pisos monolíticos:
Cimento queimado - bom, bonito e barato
O que é granilite?
Quer uma reforma rápida? Use piso vinílico
Elyzia, quero te parabenizar pela diversidade de informações e dicas que expõe na sua pagina, além da apresentação limpa, organizada e de links que faz entre um post e outro. Sucesso!!!
ResponderExcluirMuito Obrigada, Verônica! Fico feliz que esteja gostando do trabalho.
ResponderExcluirOlá Elyzia! Parabéns pelas matérias! Gostaria de saber a espacificação da tinta epóxi autonivelante para aplicar no piso e onde posso comprar-la?
ResponderExcluirOi, Natalia!
ExcluirMuito obrigada! Bom saber que está gostando.
Sobre o piso epóxi...
Vamos lá:
Além das empresas especificadas no item "Fonte" da postagem tem também outras empresas que podem ajudar você.
São elas:
Single Floor (pisos com desenhos)
Repoxi (aplicações industruais e de grandes dimensões),
Cia Epóxi.
A especificação é piso autonivelante á base de resina epóxi.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.