Desde o século X se tem notícias do uso e exportação da pedra ardósia. Elas representam matéria-prima de ampla utilização para revestimentos e telhas.
As ardósias são consideradas o revestimento da modernidade nos mercados norte-americano, europeu e asiático.
Foto: Mulher UOL
Arquitetura: Fazenda Santo Antônio - São Pedro - SP
Eduardo de Oliveira Rosa
Aqui em Minas Gerais o uso da ardósia como revestimento de pisos, paredes, fachadas e em bancadas, divisórias e outros objetos decorativos é muito comum, mas isso tem uma razão de ser.
O Brasil, através deste Estado, já ocupa o segundo lugar em termos de produção, consumo e exportação mundial de ardósias, atrás da França que é o primeiro consumidor mundial e da Espanha que é o primeiro produtor e exportador do mundo.
Foto: Cupstone - Lareira com painel de ardósia ferrugem
Esta posição de destaque foi conquistada em apenas 25 anos de atividades mínero-industriais do setor de ardósias de Minas Gerais, o qual responde por 90% dessa produção e processa a quase totalidade das exportações brasileiras.
As áreas de extração e beneficiamento de ardósias de Minas Gerais estão situadas na região central do Estado, a uma distância média de 150 km de Belo Horizonte.
Foto: Bancada em ardósia cinza polida
Os dados tecnológicos disponíveis indicam que as ardósias produzidas aqui competem em qualidade com os melhores produtos de diversas jazidas mundiais.
Mas o que é ardósia? Quais são as vantagens e desvantagens do seu uso?
A ardósia é uma rocha metamórfica de grão fino e homogêneo composta por argila ou cinzas vulcânicas que foram metamorfizadas em camadas.
Foto: Archiexpo - Benheiro ardósia preta e ferrugem
Clivagem preferencial (planos paralelos a subparalelos de partição), dureza média, baixa porosidade, alta resistência mecânica, formação por minerais resistentes ao intemperismo, alto nível de absorção d´água e resistência a ácidos são as principais características que permitem á ardósia uma ampla utilização como revestimento em pavimentos, paredes, fachadas, tampos de mesas e outros objetos de decoração, tanto de uso interno como externo.
A principal variedade produzida é a ardósia cinza, seguida das ardósias verde, ferrugem, grafite, preta e roxa. O principal produto comercial é a lajota padronizada com face natural, muito utilizada para revestimento de pisos.
Além dos padrões cromáticos variados, proporcionados tanto por faces polidas quanto naturais, as ardósias se destacam em revestimentos internos pela grande afinidade estética com outros materiais como madeiras, metais, louças, tecidos e tapeçarias.
Além disso, a durabilidade dos revestimentos de ardósia e a facilidade de sua manutenção e limpeza lhes assegura grande confiabilidade de uso na construção civil.
Além disso, a durabilidade dos revestimentos de ardósia e a facilidade de sua manutenção e limpeza lhes assegura grande confiabilidade de uso na construção civil.
Além de tudo isso, a ardósia é um revestimento de excelente custo-benefício, bom produto por custo acessível.
EXTRAÇÃO
É preciso esclarecer antes de qualquer coisa que nenhum processo de extração é ausente de impacto, o que diferencia um do outro é o nível de impacto que cada processo possui e também do esforço a indústria de extração faz para minimizá-lo.
A extração da ardósia é feita através de serras de disco adiamantado manuais, acionadas por motor elétrico. Os cortes são feitos em linhas perpendiculares, geralmente em discos de 500 mm e 600 mm, dependendo das características na ardósia no local, procurando obter o tamanho padrão de 2,30 x 1,40 m.
O afrouxamento das placas serradas é realizado através de cunhas mecânicas, adaptadas nas pás carregadeiras. Para a retirada das placas, é utilizada uma pá carregadeira com engate rápido, substituindo a caçamba (pá carregadeira com função de empilhadeira).
As placas são colocadas diretamente sobre os caminhões de carroceria, e transportadas até a indústria.
Na Indústria, a pedra é selecionada e aberta manualmente, sem a utilização de maquinário ou qualquer força mecânica.
Na Indústria, a pedra é selecionada e aberta manualmente, sem a utilização de maquinário ou qualquer força mecânica.
A pedra abre facilmente, sendo utilizadas ferramentas como marreta e talhadeira. Esta forma de abertura mantém as características naturais da pedra ganhando na qualidade e durabilidade das pedras.
NEM TUDO É PERFEITO...
As ardósias, ás vezes, são ásperas ao toque e podem descascar. Acabamentos brilhantes devem ser polidos regularmente e a ardósia polida deve ser selada regularmente. A ardósia é uma opção de revestimento mais pesado do que a maioria e pede uma base reforçada.
Foto: Panel Piedra - Ardósia grafite filetada
Não é recomendado que ambientes com piso em ardósia fiquem expostos á chuvas, pois quando molhadas, as pedras podem se tornar escorregadias, principalmente se forem polidas.
Como os pisos cerâmicos e de outras pedras, eles não são recomendados para ambientes que necessitem de um conforto acústico mais cuidadoso.
A manutenção semanal envolve cera, para resgatar o brilho perdido decorrente do uso, e pano úmido.
As telhas de ardósia são um dos mais antigos materiais de construção. Embora frágil e cara, é muito durável e resiste tanto ao vento quanto ao fogo.
Foto: Reforma Civil
•Aparência: cinza normalmente escuro, com aparência irregular.
•Durabilidade: longa duração, durável (dependendo de onde foi mineirada).
•Peso: pesado, exigem estrutura do telhado reforçado para suportar-se.
•Angulação: só telhados inclinados íngremes.
•Fogo & Vento: boa resistência ao fogo e ao vento.
•Custo: muito caro. Requer trabalhadores especialmente treinados para instalação
Como eh feito processo de selar? Para fazer louca?
ResponderExcluirComo eh feito processo de selar? Para fazer louca?
ResponderExcluirolá! encomendei minha bancada molhada da cozinha em ardósia natural. qual a diferença da polida?
ResponderExcluirOlá, Joyce!
ResponderExcluirA ardósia em acabamento natural mantêm os vazios entre as camadas que são características naturais da pedra, isso possibilita o acúmulo de água e cria condições para proliferação de musgo, eu particularmente não recomendo. Com o processo de polimento essas camadas desaparecem e a superfície da pedra se torna mais uniforme sendo assim mais adequada para ser usada em bancada.
E neste caso deve-se fazer a manutenção periódica tb?
ResponderExcluirOi, Pedro! Alguns materiais necessitam de manutenção mínima, mas qualquer revestimento que a gente utilize, por períodos maiores ou menores deve sofrer manutenção, principalmente revestimentos de fachadas que sofrem constantemente a ação das intempéries.
ExcluirOlá Elyzia,
ResponderExcluirFiquei com uma dúvida, no título você comentou sobre o baixo custo. Qual a diferença de preço comparado com o granito por exemplo? Digo, para fazer uma bancada de granito Verde Ubatuba ou uma de Ardósia, você saberia dizer quais as diferenças e relação ao preço?
Agradeço desde já.
Olá Elyzia,
ResponderExcluirFiquei com uma dúvida, no título você comentou sobre o baixo custo. Qual a diferença de preço comparado com o granito por exemplo? Digo, para fazer uma bancada de granito Verde Ubatuba ou uma de Ardósia, você saberia dizer quais as diferenças e relação ao preço?
Agradeço desde já.
Bom dia, João Carlos!
ResponderExcluirTudo bem?
Não costumo colocar preços nas postagens pois prefiro não definir um valor que varia em função de diversos fatores.
Tanto os peças de revestimento quanto as bancadas de ardósia são mais baratas que as peças de revestimento e bancadas de granito, principalmente se comparadas aos granitos mais escuros, como o verde Ubatuba, pois granitos escuros são mais caros inclusive que granitos mais claros.
Se for comprar, por exemplo, uma bancada de ardósia, acabamento polido e uma bancada em granito verde Ubatuba acabamento polido a diferença entre os valores com as mesmas dimensões pode variar de 150,00 a 200,00. Mas esse valor também varia de fornecedor para fornecedor. Como qualquer produto vale a pesquisa pelo melhor preço e melhor condições de pagamento.
Qualquer uma das peças que usar você terá garantia de um produto durável.
Espero ter ajudado.
Um braço.
Bom dia Elyzia! Gostaria de saber se você sugere uma bancada em ardosia polida para uma área gourmet e onde em Belo Horizonte posso encontrar fornecedor da mesma, obrigada! Bethânia
ResponderExcluirOi, Bethânia!
ExcluirVocê pode usar a bancada de ardósia na área gourmet sim, mas observe o seguinte, a bancada de ardósia polida apresenta maior durabilidade que a bancada de ardósia sem polimento.(Veja comentário acima).
Sobre fornecedores em BH:
Mercado das Pedras
www.mercadodepedras.com.br
Tel (31) 3281.1454 / 99957.4408
Espero ter ajudado.
Bom dia Elyzia! E quanto a usar ardósia para revestir piscina de alvenaria?esta muito na moda pedras como a Hitam e Hijau, que são de origem vulcânica também, porém tem alto custo porque são importadas. Será que as características parecidas não permitiram essa substituição? Obrigada e parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirOi, Marise!
ExcluirTudo bem?
Nunca especifiquei em nenhum projeto que desenvolvi a ardósia como revestimento para área de piscina.
Eu particularmente acho que há no mercado outros revestimentos que conseguem atender de forma mais segura e adequada requisitos como antiderrapagem e temperatura. Ardósias ficam muito quentes sob o sol.
As pedras Hijau e hitam são maravilhosas para projetos de piscina, são muito comuns em projetos lá fora, mas também pela enorme variedade de acabamentos no mercado nacional, ainda não usei em nenhum projeto, além do mais por serem importadas, o custo da obra fica muito maior do que a condição de investimento dos clientes.
Espero ter ajudado.
Um grande abraço.
OLÁ ELYZIA!! A ARDÓSIA É RESISTENTE AO FOGO? ELA PODE SUBSTITUIR O BLOCO REFRATÁRIO EM CHURRASQUEIRA, POR EXEMPLO? PARABÉNS PELO TRABALHO!!!
ResponderExcluirOi, Fernando!
ExcluirObrigada! Fico muito feliz de saber que meu trabalho está agregando informações para você!
Apesar de bastante versátil, a ardósia tem uma desvantagem, ela esquenta tanto quando exposta ao sol quanto a outras fontes de calor como as churrasqueiras. Não só a churrasqueira pode ficar quente mas o calor que ela propagar para o ambiente será considerável.
Nesse caso tijolos refratários são a melhor pedida.
Espero ter ajudado.
OLÁ ELYZIA! PARABÉNS PELO TRABALHO!! A ARDÓSIA É RESISTENTE AO FOGO? PODERIA SUBSTITUIR O BLOCO REFRATÁRIO DA CHURRASQUEIRA, POR EXEMPLO?
ResponderExcluirHello, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam feedback? If so how do you protect against it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it's driving me crazy so any assistance is very much appreciated. capital one credit card login
ResponderExcluirOlá tudo bem ? Ótima matéria !!! Você já viu algum uso da ardósia em pia de cozinha com a Cuba esculpida ? Se torna funcional ? Ou tende a ter muitos problemas? Obrigado
ResponderExcluirOlá!
ExcluirTudo bem?
A principal característica das cubas esculpidas é obrigatoriedade de uma execução cuidadosa.
As peças devem ter as bordas bem cortadas e encaixadas com um selante de boa qualidade e durabilidade, pois do contrário podem gerar vazamentos a longo prazo.
Avalie junto ao seu fornecedor como é feita a execução, peça a ele referência de outros clientes. Assim você se assegura da qualidade antes de fechar o negócio.
OLÁ, TUDO BEM? GOSTARIA DE SABER SE PARA UMA COZINHA DE APARTAMENTO A ARDÓSIA SERIA UMA BOA OPÇÃO, TANTO PARA A ÁREA DA PIA, COMO PARA ÁREA DA BANCADA.
ResponderExcluirOi, Mônica!
ExcluirA ardósia é uma boa opção para bancada tanto para a área molhada quanto para a área de apoio.
As bancadas de ardósia devem ser polidas para aumentar a durabilidade, embora ainda assim são menos duráveis que as bancadas de granito, por exemplo.
Thank you!
ResponderExcluirI'm happy to know that my work is positively impacting people
Bom dia Elyzia Rodrigues,
ResponderExcluirEstou fazendo a bancada cozinha, tinha imaginado usar granito cinza absoluto.
Estou um pouco receoso com o custo. Minha escada externa que já está instalada, foi revestida com ardósia cinza natural, gostei do tom. Acho que este material polido ficaria lindo na bancada da cozinha, sem falar que custaria muito menos.
Mas tenho dúvidas no que tange a área molhada e do revestimento da boca da churrasqueira. Especialmente com relação a permeabilidade e eventuais manchas em função da gordura.
O que você pensa a respeito?
Obrigado.
João Batista Pereira dos Santos.
oi... tirei um piso aqui da minha sala e descobri por baixo uma linda ardósia ferrugem... vc acha que ainda é uma boa ideia para uma sala?
ResponderExcluirOi Elysia. Tudo bem? Gostaria de saber se posso colocar ardósia sem polir na garagem. Ela aguentaria? E se posso colocar a ferrugem na bancada e e na churrasqueira? Abraço. Att marcy
ResponderExcluirBoa noite Elysia, tudo bem?
ResponderExcluirEstou buscando informações sobre ardosia para avaliar a mesma na cozinha. É recomendável usar a ardósia na ilha para instalação de cooktop? Quando você diz que ardósia é menos durável que um granito, poderia expor quais cuidados deveriam serem adotados para evitar está menor durabilidade em bancadas?
Oi Elysia ,gostaria de saber se posso usar a ardosia para bancada com o cooktopo
ResponderExcluirOI Elysia, estou fazendo bancada e pia e optei pela ardosia só que fomos informados na loja que estou negociando que o ministerio da saúde não aconselha o uso dessa pedra para pia, motivo solta um pó que causa doenças. Tem fundamento isso ou ele quer negociar outra pedra mais cara.
ResponderExcluirola boa tarde vi algumas fotos de bancada molhada e seca feita com ardosia e me apaixonei fiz um orçamento e o preço que pesquisei é ótimo porem tenho duvidas da durabilidade e questões de arranhões na pedra por ser uma parte que sera muito utilizada na cozinha (seria balcão polido)
ResponderExcluirOlá Elysia,vc pode me ajudar desde já agradeço.. posso usar ardósia na boca da churrasqueira e por dentro em cima do tijolo refratário pra da acabamento?
ResponderExcluirOlá Elyzia, tudo bem? Espero que sim!
ResponderExcluirGostaria de saber se posso substituir a pedra refratária do meu forno de pizza por ardósia.
Forte abraço!
Washington Luiz
Salvador-BA.
Que material devo colocar como soleira entre uma sala de piso laminado e o hall de entrada de ardósia?
ResponderExcluirQue material devo colocar como soleira entre uma sala de piso laminado e o hall de entrada de ardósia?
ResponderExcluirNice and informative blog keep up the good work. paragon international marketing is providing best raised floor system Services in pakistan so visit now.
ResponderExcluir