Se o que há de mais belo na natureza possui formas orgânicas, uma grande variedade de cores, formas, luz e sombra, por que os ambientes que construímos são sempre tão quadrados e em linhas e ângulos retos?
Foto: SYNA
Arquitetura: Synarchitecture - NY - 2014
A partir dessa pergunta incômoda, Rhina Portillo, arquiteta costa riquenha, nos mostra nesse vídeo como a tecnologia pode auxiliar a criar projetos de edifícios e em consequência a própria cidade com formas mais ricas e capazes de se adequar satisfatoriamente á maior quantidade de parâmetros simultaneamente.
Procurando se desenvolver na área da arquitetura experimental freqüenta a Architectural Association School of Architecture, em Londres e está atualmente investigando e trabalhando em sua tese sobre Arquitetura Paramétrica na Universität für Angewandte Kunst, em Viena, conhecido como Angewandte Die, sob a orientação da arquiteta Zaha Hadid e seu sócio Patrik Schumacher, onde os projetos arquitetônicos e urbanos são desenvolvidos.
O escritório de Hadid em Viena desenvolve uma arquitetura sempre à frente de seu tempo. E Rhina Portillo é especializada em introduzir a tecnologia em outras áreas de arquitetura, além de investigar também os processos de fabricação não-tradicionais.
Ferramentas como programação, modelagem 3D, simulação 3D, impressão em 3D, robôs em processos de produção e máquinas de roteamento são usadas para quebrar as barreiras.
Foto: Nación
Rhina tem grande interesse no futuro do design e dedica sua pesquisa para especular sobre cenários futuros. Sua paixão se basea em trazer essas idéias para criar projetos de vanguarda com programas de necessidades reais e conseguir criar dessa experimentação arquitetônica um projeto mais real.
Para ela, explorar estas ferramentas a nível global é o que realmente permite-lhe manter-se atualizado.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário