Para se construir de forma econômica e sustentável, quanto mais profissionais envolvidos melhor será.
Como?
Como?
Foto: João Diniz
Arquitetura: Casa João Diniz
É muito comum, as pessoas construírem casas sem um projeto estrutural alegando que o empreiteiro sabe dimensionar a estrutura.
Porém, o que mais se vê são vigas, pilares e fundações superdimensionadas, como casas de 2 pavimentos construídas com estrutura dimensionada como se a construção fosse um prédio...
É provável que a casa não caia, mas você já parou para pensar que o valor investido foi muito maior do que o retorno?
Foto: Casa Vogue
Ou seja, você não construiu um prédio, mas gastou como se fosse construir. Esse valor investido não volta em benefícios na mesma proporção.
Então, é preciso avaliar o custo desta escolha, afinal você pode economizar nessa etapa da construção e investir em materiais de acabamentos mais refinados, por exemplo.
O que é um projeto ou cálculo estrutural?
É o projeto responsável pela segurança de edificação, através dele se faz o dimensionamento da estrutura que a sustenta (vigas, lajes e pilares), é este o projeto que evita desmoronamento, trincas, queda de revestimentos e afundamento de piso.
Foto: Casa & Móveis
Através de cálculos específicos e criteriosos o engenheiro responsável definirá quais as dimensões e também qual o tipo de estrutura é a mais adequada para o seu projeto, pois para cada tipo de terreno e/ou cada tipo de edificação será necessário um tipo específico de estrutura.
O projeto ou cálculo estrutural é feito a partir de definições do projeto de arquitetura, o ideal é que ele se desenvolva junto a elaboração dos estudos iniciais do projeto de arquitetura, mas por questões práticas, o arquiteto propõe uma estrutura e só depois de concluídos e aprovados pelo cliente é que o projeto ou cálculo estrutural será elaborado de fato, sempre com a coordenação do arquiteto.
As estruturas podem ser feitas de diferentes materiais, as mais comuns utilizadas por aqui são:
Madeira ou bambu, aço, concreto pré-fabricado, concreto e aço.
Foto: Casa & Construção
O projeto ou cálculo estrutural é muito importante não somente para garantir a sua segurança e a economia da obra, mas também porque algumas prefeituras exigem que se faça menção da solução proposta para as fundações em virtude do tipo de terreno em que será construída e se não tiver essa informação seu projeto pode ser reprovado.
Independente do tipo de terreno, sendo plano, com grande aclive ou declive, e do número de pavimentos da sua construção, do tipo de construção, é importante contratar um projeto ou cálculo estrutural para garantir sua segurança física e financeira.
Conseguiu perceber a importância de um projeto ou cálculo estrutural?
Gostou da leitura? Comente, compartilhe com a gente o que achou.
Outras postagens que podem ser interessantes para você.
É só clicar nos links abaixo:
É só clicar nos links abaixo:
Agora sei ainda mais da importancia de um projeto de arquitetura. Parabens pelo artigo muito claro e objetivo.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO, BEM CLARO E RICO EM INFORMAÇÕES.
ResponderExcluirMEUS PARABENS
GOSTEI MUITO DO SEU ARTIGO, BEM CLARO E RICO EM INFORMAÇÕES.
ResponderExcluirMEUS PARABENS
Muito obrigada! Fico feliz que tenha sido útil para vocês.
ResponderExcluirola, gostei muito do seu artigo, estou fazendo um TCC sobre o tema , quais livros você me indica para construir esse trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo seu artigo. Como engenheiro que trabalha com estruturas a mais de 20 anos sei que artigos como este são essenciais.
ResponderExcluirhttps://www.projetosfortaleza.com/
Muito obrigada!
ResponderExcluirO objetivo é mostrar aos seguidores a importância de planejar e respeitar cada etapa de uma construção.