1

Setas de Sevilla - Arquitetura que inspira

Elyzia Rodrigues | 28.4.15 | | | | |
Sexta-feira é feriado de novo... 
Vai viajar? Não?... Então vamos sonhar com uma viagem? 
Ou vamos simplesmente nos inspirar!
Projetos que trazem vida trazem também muita inspiração...

Foto: Epochtimes
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011


Sevilha é umas das principais cidades espanholas, situada á sudoeste da Península Ibérica na região da Andaluzia, é a quarta cidade em tamanho e em população da área metropolitana, é uma das cidades mais quentes da Europa com média anual de 18ºC.

Foto: Circuitos por España

Era muito conhecida por suas touradas e por sediar clubes de futebol como o Real Betis e o Sevilha, porém desde meados de 2011 também é conhecida pela construção do Metropol Parasol ou Setas de La Encarnación, uma construção que tornou um ícone da arquitetura contemporânea projetada pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann.


Foto: Wahooart
Tourada - Espanha


Pablo Picasso 

O projeto proposto pela equipe de Jürgen Mayer-Hermann foi o ganhador do concurso promovido pela prefeitura da cidade com o intuito de revitalizar a Plaza de La Encarnación no centro antigo da cidade de Sevilha, área que estava decadente e abandonada depois da demolição de um antigo mercado que existia no lugar.

Setas de La Encarnación ou Metropol Parasol é a maior estrutura construída em madeira do mundo, é constituída por pilares de concreto e uma malha de peças de madeira laminada fixadas entre si por barras de aço, são aproximadamente 3.000 m³ desse material, que formam uma estrutura que se parecem com cogumelos gigantes ou "setas" em espanhol.

Foto: Sama J. Cazian
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011

Esta estrutura possui 150 metros de comprimento, 75 metros de largura e 28 metros de altura. 
No subsolo se encontra o museu arqueológico, ou Antiquarium que virou parte do projeto no início da construção quando foram descobertos vestígios arqueológicos da cultura romana e árabe, hoje o museu conta com exposições de períodos da idade média, moderna e contemporânea. 

No andar térreo o mercado, lojas e bares, além de um vasto espaço aberto que permite o uso público ou privado.

Foto: Pedro Kok - Archdaily
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011

No andar superior há os terraços panorâmicos e em um deles um restaurante que permite a vista de toda a cidade de Sevilha, o acesso vertical é feito através de elevadores acomodados nos pilares de concreto.

Foto: Mauro Valle
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011


O Metropol Parasol é uma obra polêmica pois se encontra numa área antiga da cidade de Sevilha com suas construções e histórias tradicionais.

Não havia muita clareza por parte da população de como uma construção como a que estava sendo proposta poderia se inserir ali.

Foto: Fernando Alda
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011

O arquiteto Jürgen Mayer-Hermann e sua equipe propuseram uma obra com características completamente diferentes de tudo o que existia ali, uma obra que se assumia como algo novo numa área histórica e já estabelecida.

Uma obra inspiradora pois se mostra verdadeira, é diferente, acrescenta. 

Foto: Fernando Alda
Metropol Parasol - Sevilha - Espanha
Arquitetura: J. Mayer H. Architects - 2005/2011


Como toda boa arquitetura, a construção respeita a escala do seu entorno, respeita sobretudo a escala humana e a história do lugar, pois cria um estrutura aberta que permite a passagem de luz, de chuva, de ventilação, conservando a ideia de mercado, lugar onde transitam pessoas, se fazem trocas de mercadorias, se cruzam pessoas, culturas e histórias...

Esta construção foi capaz de transformar e revitalizar não só o espaço, mas também a relação das pessoas com o lugar, promoveu muitos benefícios comerciais e sociais, ás pessoas que trabalham no local e á cidade de Sevilha, pois também incrementou as visitas de turistas.


UM POUCO SOBRE O ARQUITETO

Jürgen Mayer-Hermann é um arquiteto alemão nascido em Wolfsburg, em 30 de outubro de 1965.
Estudou na Universidade de Stuttgart, Alemanha, no Copper Union em Nova York e na Universidade de Princeton, ambas nos Estados Unidos.

Foto: Holcim Foudation

Fundou em 1996 o escritório J. Mayer H. Architects com outros dois arquitetos alemães, Andre Santer e Hans Schneider

Foto: David Frank
OLS House - Stuttgart
Arquitetura: J. Mayer H. Architects 2009/2011

Embora sua obra mais conhecida seja o Metropol Parasol, obra que o premiou com Prêmio Holcim Bronze em 2005, existem vários outras obras construídas não só na Alemanha, mas também na Bélgica e nos Estados Unidos. 

Foto: Marcus Buck
Pedágio de Fronteira - Sarpi - Georgia - EUA
Arquitetura: J. Mayer H. Architects 2008/2013

Jürgen Mayer-Hermann e sua equipe procuram reunir em seus trabalhos arquitetura, comunicação e novas tecnologias. 

Na última edição da feira Revestir ocorrida em São Paulo no mês de março, ele foi um dos palestrantes abordando os desafios da arquitetura para o futuro. 

Para saber mais sobre ele, acesse aqui

Fonte: 

Um comentário:

  1. Realmente em nossas viagens devemos ficar mais atentos as solucoes da arquitetura para melhorar a vida das pessoas.

    ResponderExcluir