Passivhaus é um conceito construtivo que busca definir um padrão de construção eficiente para determinada região, segundo os seguintes critérios:
- Eficiência energética: o edifício construído deve conseguir economizar até 75% da energia quando comparado á edificações convencionais;
- Eficiência térmica: a temperatura interna da edificação deve ser uniforme com boa qualidade de umidade relativa.
- Acessibilidade econômica: o acréscimo de custos de construção dessas edificações não ultrapassa 5% em relação ás edificações convencionais. Além disso, o custo operacional e de manutenção também é baixo.
- Sustentabilidade: redução na emissão de CO² na atmosfera devido á eficiência energética, redução da dependência de combustíveis fósseis e uso de fonte de energia renovável.
Em tempos de crise hídrica e energética, vale mais do que sempre se preocupar com o tipo de edificações estamos construindo.
Enfim, hoje é mais que urgente recuperar esse conceito de construção.
Se quiser saber mais á respeito, a Editora GG Brasil lançou no ano passado um livro que trata do assunto.
No livro “Da Casa Passiva á Norma PassivHaus – A Arquitetura Passiva em Climas Quentes”, o autor explica todos os requisitos que norteiam o uso da norma PassivHaus em edificações a ser construídas em territórios de clima quente.
A abordagem é feita de forma prática e direta apresentando os conceitos, tecnologias e diretrizes fundamentais para aplicação desta norma nas construções.
O livro é dividido em três partes:
1- Arquitetura passiva,
2- A Norma PassivHaus;
3- Exemplos práticos demostrando sua viabilidade aplicada em edificações já construídas, inclusive com exemplo no Rio de Janeiro.
Da Casa Passiva à Norma PassivHaus
A Arquitetura Passiva em Climas Quentes
Micheel Wassouf
Editora GGBrasil – 2014
E uma pena que detalhes tao importantes como estes citados por voce nao sao ainda um padrao na industria da construcao civil no brazil.
ResponderExcluirHelvécio, ainda não são, mas o intuito é fazer com que seja levando essas inforamções ao conhecimento de todos.
ResponderExcluirUm grande abraço pra você!